Inspiramais na Fiergs em Porto Alegre : uma cadeia produtiva que resiste

Inspiramais na Fiergs em Porto Alegre : uma cadeia produtiva que resiste

Inspiramais na Fiergs em Porto Alegre : uma cadeia produtiva que resiste

. Sortimento Feiras Comerciais . Inspiramais na Fiergs em Porto Alegre . Com mais de 150 expositores, que ao longo de dois dias – dias 21 e 22 de janeiro de 2025 – devem receber cerca de 7 mil visitantes do Brasil e do mundo, o INSPIRAMAIS é uma ode à resistência da cadeia produtiva da moda nacional. Afetada severamente pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio passado, a atividade conseguiu, mais do que se reerguer, organizar um evento cheio de novidades.

A resistência da cadeia produtiva gaúcha foi destacada nos discursos de dirigentes durante a cerimônia de abertura do Inspiramais realizada na terça-feira (21.01.25) no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS

Na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger, foi enfático ao demonstrar o orgulho de fazer parte de um ecossistema tornou resiliência sua palavra de ordem. “No ano passado, aqui onde estamos realizando essa abertura tinha dois metros de água. Conseguimos, com parceiros importantes, trazer um evento pujante novamente para a FIERGS, mostrando toda a inovação e a sustentabilidade em materiais voltados para as indústrias de calçados, confecções, móveis, tapeçaria e bijuterias”, destacou.

Detalhando os projetos realizados no salão, a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destacou a maior abrangência do INSPIRAMAIS, que nesta edição trouxe para o evento o segmento de tapeçaria automotiva. “A transversalidade dos materiais da nossa indústria é uma ferramenta de competitividade”, disse.

Respira Acre

A dirigente ressaltou, ainda, projetos como o Respira Acre, que trouxe para o salão 18 biomateriais oriundos da floresta amazônica, mostrando como é possível fazer o uso sustentável dos vastos recursos naturais brasileiros. “Desde que estou na entidade, há mais de 20 anos, é o projeto mais lindo, mais cheio de significados”, acrescentou.

Parceira da Assintecal na realização do projeto, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estava presente com o seu presidente, Jorge Viana. Natural do Acre, Viana se disse emocionado com o Respira Acre e prometeu o levar para a Cop30, que acontece em Belém/PA em novembro. “Também destaco o Projeto Comprador, realizado pela Assintecal e ApexBrasil, que proporcionou a vinda de 23 grupos internacionais para realizarem negócios no salão”, comentou.

Participaram também da abertura do INSPIRAMAIS, o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues, dirigentes do Sebrae Nacional, do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), entidades parceiras na realização do Salão.

Texto : Diego Rosinha – DCR – Assessoria de Imprensa