Feira Brasileira do Varejo – FBV 2025 : Lee Peterson enaltece as oportunidades das lojas e marcas locais

Feira Brasileira do Varejo - FBV 2025 : Lee Peterson - feirascomerciais.com Feira Brasileira do Varejo - FBV 2025 : Lee Peterson - feirascomerciais.com

Feira Brasileira do Varejo – FBV 2025

Feira Brasileira do Varejo – FBV 2025 – 11ª edição da feira realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae-RS, de 21 a 23 de maio de 2025, das 10h às 19h, no Centro de Eventos da Fiergs ( Avenida Assis Brasil, 8787 – bairro Sarandi ), em Porto Alegre / RS.

Feira Brasileira do Varejo – FBV 2025 : Lee Peterson enaltece as oportunidades das lojas e marcas locais

Sortimento Feiras Comerciais . Feiras e eventos em Porto Alegre . Vice-presidente Executivo de Liderança de Pensamento da consultoria WD Partners abordou na quinta-feira (22/05) o tema “O que traz os consumidores de volta? A chave para vencer no varejo brasileiro” em palestra na Feira Brasileira do Varejo – FBV 2025

Para o vice-presidente Executivo de Liderança de Pensamento da consultoria WD Partners, o norte-americano Lee Peterson, o ‘tempo’ é o principal conceito a ser entendido e mais bem explorado por aqueles que buscam qualificar a jornada de compras de seus consumidores em um mundo cada vez mais dominado pela velocidade de acesso a bens e serviços.

Naquela que já era considerada a agenda mais aguardada do evento, realizado pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae RS, Lee deu um show de entendimento prático do mundo dos negócios em sua palestra “O que traz os consumidores de volta? A chave para vencer no varejo brasileiro”. Apesar de breve, sua vinda para Porto Alegre foi apenas uma demonstração sábia de quem entende que o tempo é crucial – no varejo e na vida.

“A relação entre tempo e esforço é chave. Sempre vi IA e tecnologias como ‘brinquedos novos’, mas me pergunto por que não nos dedicamos a ações que podem ser feitas hoje, por todos que estão aqui, como ter uma loja física especial e pensada para o cliente?”, provocou.

Embasado por números de uma pesquisa da própria WD Partners junto a três mil respondentes, Peterson destacou que 68% do público prefere realizar compras no formato online, alegando que as motivações para eles optarem por ir a uma loja física passaria por pelo menos três critérios: melhores vendedores, facilidade de encontrar itens e mercadorias novas. “Os vendedores são os maiores ativos de uma loja. Por que então não os qualificamos? Não os valorizamos? Não damos suporte às suas carreiras?”, perguntou.

Por fim, o especialista teve tempo, ainda, para um olhar otimista ao varejo brasileiro, em sua grande maioria, formado por pequenos negócios locais: “Nossos estudos mostram que 43% das pessoas têm disposição de consumir de lojas locais e 57% querem marcas locais. Por que você iria competir com a Amazon, por exemplo? Você não pode. Então, foque em qualidade, não em velocidade. Apenas porque comprei algo rápido não significa que é melhor”, finalizou.

Quem é Lee Peterson

Com mais de 40 anos de experiência, Lee oferece insights inovadores sobre o varejo moderno, analisando tendências culturais, demografia do consumidor e comportamentos de compra em diversas indústrias. Durante a NRF deste ano, ele abordou o tema “Como as lojas competem em um mundo de super velocidade?” em uma das agendas mais concorridas do evento.

Ao longo de sua carreira, o executivo natural de Chicago colaborou com clientes de renome global, como Samsung, Walmart, New Balance, Luxottica e CVS Pharmacy. Seu pensamento estratégico foi destacado em publicações de destaque, como The New York Times, The Washington Post, Fast Company e Forbes. Lee também apresentou suas descobertas em importantes eventos do setor, incluindo NRF, IRDC e RetailSpaces.

Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Inspirada na centenária NRF Retail’s Big Show – maior evento de varejo do mundo realizado anualmente em Nova Iorque (EUA) -, a FBV é um polo exclusivo de conhecimento e geração de negócios que oportuniza um networking qualificado em agendas que contemplam temas como marketing, vendas, tecnologia, inovação, gestão, comportamento e empreendedorismo para fornecedores e lojistas dos mais diferentes segmentos e portes. Ao longo de dez edições, a feira já reuniu mais de 41 mil pessoas e 600 expositores. Em 2024, o evento foi postergado em virtude das enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul e, este ano, retoma as atividades para uma edição histórica que espera reunir mais de dez mil visitantes.

Texto : Juliane Soska | Moglia Comunicação Empresarial