Programação da 32ª edição do Salão INSPIRAMAIS em São Paulo

Programação da 32ª edição do Salão INSPIRAMAIS em São Paulo Programação da 32ª edição do Salão INSPIRAMAIS em São Paulo

Programação da 32ª edição do Salão INSPIRAMAIS em São Paulo

. Sortimento Feiras Comerciais . Salão INSPIRAMAIS em São Paulo . Feiras em São Paulo . A 32ª edição do INSPIRAMAIS, que acontece no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP, nos dias 15 e 16 de julho de 2025, está com uma programação de conteúdos recheada de informações sobre moda, sustentabilidade, mercado e marketing.

O INSPIRAMAIS, considerado o principal salão de lançamentos de materiais para as indústrias de calçados, confecções, tapeçaria automotiva, móveis e bijuterias da América Latina, reunirá mais de 150 empresas do setor que devem receber uma visitação estimada em mais de 7 mil pessoas, do mercado nacional e internacional.

As inscrições para a visitação são gratuitas para empresas e profissionais do setor de moda no site oficial.

Abertura do Inspiramais

A abertura oficial do salão INSPIRAMAIS acontece às 11 horas, do dia 15 de julho, em evento que terá a presença de autoridades e dirigentes do setor e também marcará a entrega de certificações para empresas de materiais no Origem Sustentável, único programa de ESG e sustentabilidade no mundo voltado à cadeia calçadista.

1º dia do Inspiramais

A programação de conteúdo inicia às 13h30 do dia 15, com a apresentação da palestra Inspirações 2026_II, na qual o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, falará sobre a metodologia da Pirâmide de Produtos e sobre o tema da pesquisa materializada em mais de mil materiais apresentados no INSPIRAMAIS, a Human. Com a temática principal da Esperança, o estudo expressa a urgência de se sair do caos de um período turbulento, de guerras e tragédias sociais e climáticas. Neste contexto, aparecem dois subtemas, Comunidade e Utopia. O primeiro, que traz muita influência da dança (balé), é permeado por materiais que possibilitam conforto e movimento. No subtema, estão sugestões de bases tecnológicas, materiais com elasticidade, transparência, acetinados, entre outros. Já o segundo tema, Utopia, traz muitas estampas, texturas, luzes que indicam velocidade, aspectos lúdicos, superfícies com verniz e brilho e acessórios maximalistas, tudo com uma linguagem pop e urbana.

Às 14 horas é a vez do lançamento do livro “O Jeans do Brasil: Um Mergulho na História do Denim Nacional”. Na oportunidade, as autoras da obra, Beth Venzon, Gabriela Rizzo Cirne Lima, Jussara Romão e Giuliana Castelo Branco falarão sobre a história do famoso tecido obtido a partir do algodão trançado.

Na sequência, às 14h15, será a vez da palestra The Human Project, do cofundador do projeto Saulo Barreto. Na oportunidade, ele falará sobre o modelo de superação da pobreza humana baseado na formação de capital humano em comunidades remotas e subestimadas, revelando o potencial criativo e empreendedor das pessoas para transformar suas vidas, suas comunidades, o Brasil e o mundo.

A partir das 15 horas inicia a palestra sobre o Hub Conexão Criativa, que será ministrada pela consultora e curadora do projeto Flávia Vanelli. Ela falará sobre o espaço que traz 25 micro-empresas desenvolvedoras de materiais como solados, palmilhas, saltos, fachetes, couros, metais/ABS, laminados sintéticos, tecidos/tramas, enfeites, aviamentos, materiais de comunicação/visual merchandising, compósitos e biomateriais para o salão.

Às 15h45 sobem ao palco do INSPIRAMAIS Vania Mestriner, diretora de Desenvolvimento da World Colors; Suzana Santos, diretora comercial e de marketing da Suzana Santos; e Rodaika Diel, diretora-executiva da Sugar Shoes/Neorubber. Na oportunidade, elas falarão sobre Marketing de Moda: Estratégias de Comunicação e Desenvolvimento de Produtos.

2º dia do Inspiramais

O dia 16 de julho, inicia com a palestra “Iconografia Local – Bioma Amazônico”, a partir das 10h30. Nela, Rodrigues e Júlia Webber, especialista em sustentabilidade do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, falarão sobre o projeto, que é uma promoção conjunta entre a Assintecal e o Sebrae Nacional com o apoio do Sebrae Pará e Santarém. A iniciativa, realizada nos territórios de Santarém, Alter do Chão, Belterra e Mojuí dos Campos, desenvolveu uma pesquisa territorial aprofundada com foco na identidade local. A investigação contemplou elementos como bioma, história, arquitetura, culinária, crenças, saberes artesanais, festas populares e uma cartela de cores representativa da região. A partir dos insumos criativos da pesquisa, a Assintecal está auxiliando as micro e pequenas empresas locais no desenvolvimento de produtos e serviços com identidade territorial.

Rodrigues ficará no palco para, às 11h15, realizar mais uma edição da palestra de Inspirações 2026_II para o público que não conseguiu acompanhar a primeira apresentação.

Já a partir das 13h15 é a vez de Camila Alencar Brandão, consultora de Atendimento de Luxo, Sucesso e Treinamentos, falar sobre “Como Encantar Clientes?”. Na oportunidade, a especialista falará sobre estratégias para aumentar as vendas e fidelizar clientes das marcas de moda. Camila realiza treinamentos com equipes de grandes marcas nacionais ensinando como proporcionar experiências e aumentar a fidelização de clientes.

“Spoiler”

Uma das apresentações mais esperadas do INSPIRAMAIS é o “spoiler” da pesquisa que dará origem aos novos materiais que serão apresentados na edição do salão em janeiro de 2026. Na palestra Preview 2027_I e Preview do Couro – 2027_II – Turning Point, que inicia às 14h15, Rodrigues e Marnei Carminatti, coordenador do Projeto Preview do Couro e consultor do Núcleo de Pesquisa e Design do Assintecal, falarão sobre as tendências que farão parte das coleções apresentadas na próxima edição do salão de moda.

Encerrando a programação de conteúdo, às 15h15 acontece a palestra “Qualidade e durabilidade: A nova era da produção e consumo na indústria da moda”, que será conduzida pela engenheira têxtil Priscila Faiad. A profissional abordará de que forma a qualidade surge como ferramenta essencial para prolongar o ciclo de vida das peças.

Fonte : Diego Rosinha | DCR – Assessoria de Imprensa