FestMalhas em Jacutinga : feira no polo têxtil mineiro das malhas e tricô teve público recorde impulsionado por turismo de negócios
. Sortimento Feiras Comerciais . FestMalhas – feira de malhas e tricô em Jacutinga . Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (ACIJA), realizou, entre os dias 6 e 22 de junho, a 47ª FestMalhas – feira de tricô, que atraiu um público recorde de cerca de 250 mil visitantes e gerou mais de R$ 50 milhões em movimentação financeira, conforme os organizadores.
A FestMalhas de Jacutinga, cidade localizada no Sul de Minas Gerais contou com área de vendas com 100 expositores e desfiles que apresentaram ao público as coleções para o outono/inverno da moda feminina, plus size, masculina, infantil e pet, produzida no município.
Presença
Consumidores de diversas partes do País aproveitam a venda direta das peças, feita pelos próprios produtores a preço de fábrica. Mas quem passou pela rua Professor Felipe Augusto Wolf, no Centro da cidade, onde acontece a FestMalhas, viu e experimentou muito mais do que malha de tricô. Produtos típicos da região, da culinária ao artesanato, eram encontrados na Vila Mineira. Os visitantes também aproveitaram a praça de alimentação, espaço kids, parque de diversões, Lounge com shows. Também foi possível se deparar com personalidades da moda e da mídia pelos corredores e outros espaços do evento.
Turismo de negócios
Em 2025, a FestMalhas reafirmou seu papel como um dos maiores polos de desenvolvimento do Sul de Minas, atraindo consumidores e revendedores de diversas partes do Brasil. Durante 17 dias, produtores e comerciantes locais que fazem parte do APL (Arranjo Produtivo Local) das Malhas conseguiram, além da comercialização direta, encaminhar muitos negócios futuros, graças ao networking com revendedores.
“Nossa feira desenvolve muito a cidade. As malharias trabalham muito e aproveitam o evento para garantirem vendas para o ano todo. Também temos tirado proveito da boa relação com o estado, que apoia projetos que fazem o nosso negócio cada vez mais forte”, afirma Alex Rodrigues, secretário de Governo de Jacutinga.
A proprietária da Maria Morena Malhas, Maria Lúcia Perugini, endossa as palavras do gestor público. “Incentivos como a SDE Minas contribuem para esta nossa feira, que já é consolidada, se tornar ainda maior no cenário do nosso setor produtivo no Brasil”.
Consumidores de diversas cidades, principalmente dos estados de Minas e de São Paulo, aproveitaram a qualidade e os preços em conta oferecidos durante a feira de Jacutinga. “Valorizo todos os aspectos do tricô, mas o que mais importa pra mim é a qualidade da roupa, por isso venho comprar em Jacutinga. Este tipo de malha é muito confortável, então escolho a peça principalmente pela maciez”, testemunha Isadora, de Espírito Santo do Pinhal-SP.
“Achei muita roupa bacana na feira. Levo em conta o acabamento da peça, e este quesito se destaca em Jacutinga”, reconhece Luiz, de Lambari-MG, que visitou em pela primeira vez a cidade durante o evento. “Comprei o que queria, também gosto do acabamento, porque sou costureira e reparo neste quesito”, diz Iolanda, de Ilha Bela-SP.
Nataly, nascida em São Paulo e moradora de Jacutinga, frequentou a feira pela terceira vez este ano e gostou do que viu. “Comprei uma jaqueta de frio. Além do acabamento e a costura, observo o desenho dos detalhes do tricô, que me chamam mais a atenção”, comenta a consumidora, que faz questão de destacar a melhora do evento em relação a 2024.
Personalidades
A FestMalhas é um ponto de encontro de famosos que ditam moda e comportamento. Presença frequente na cidade, a apresentadora do SBT, Helen Ganzarolli, avalia a edição 2025: “O que mais me surpreendeu este ano foi a decoração, superou o ano passado. E, claro, as peças. Os tricôs e os fios daqui se superam edição após edição. A qualidade, o bom gosto vieram com tudo nesta 47ª feira. Além disso, este é um local pra trazer toda a família para se divertir, comer bem e comprar o melhor da malha. Afinal, Minas aquece o coração da gente, eu tenho muitos amigos em Jacutinga. O estado todo acolhe bem demais”.
Jornalista com passagem pela EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, Débora Morato esteve no estande do “Trem do Desenvolvimento” e ganhou uma maquete do símbolo da SDE Minas das mãos do presidente da ACIJA, Euclides Nascimento. Como parte da equipe do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, transmitido em rede nacional, ela produziu uma reportagem sobre o evento. “Quero emplacar o máximo de matérias mineiras, porque Minas Gerais é uma locomotiva, como esta que ganhei. Estamos levando as histórias de Jacutinga para o Brasil, que é uma potência”, afirma.
Entre outras presenças de destaque no evento estiveram a advogada e turismóloga Teresa Lemos, presidente da Fecitur (Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais), que ofereceu sua experiência em turismo e fortalecimento de políticas públicas para a feira, destacando a relevância da IGR Malhas do Sul de Minas, que tem Jacutinga como uma de duas afiliadas.
O diretor executivo do BNI Sul de Minas, organização de networking de referência mundial, Daniel Santiago Morais, promoveu uma rodada de negócios durante a terceira semana do evento, propiciando conexões genuínas entre empresários.
Comida e diversão
No Espaço Kids e parque de diversões, de posse do passaporte, as crianças brincaram à vontade. Enquanto isso, os pais apreciavam as peças de malha e tricô e curtiam outros atrativos. A Praça de alimentação contou com 15 estabelecimentos e muita variedade de comidas, como hambúrguer, dogão, batata recheada, lanche na baguete, frango frito, galinhada com quiabo, entre outras, e bebidas como os drinks.
Na Vila Mineira, além do artesanato de Jacutinga e região, foram comercializadas comidas e bebidas típicas do Sul de Minas, como queijo, vinho, cachaça, linguiça, doce de abóbora, de figo, canudinho, goiabada e pamonha. Até chocolate belga e doces sírios estavam ao alcance da mão. Entre os empreendedores da Vila Mineira, a maioria recebeu apoio do Sebrae para a confecção dos produtos e gestão dos negócios. O Lounge com shows completaram o cenário do evento.
SDE Minas
A Capital nacional das malhas e tricô foi a quinta estação da SDE Minas. O projeto de âmbito estadual visa promover o crescimento sustentável em todo o Estado de Minas Gerais, com especial foco no apoio a empreendedores e empresários. Durante a FestMalhas, o programa trouxe o Trem do Desenvolvimento, com o slogan “Embarque você também nesse trem, sô!”. A iniciativa desembarcou em Jacutinga com uma mensagem clara: oferecer oportunidades, visibilidade e suporte institucional aos negócios que impulsionam a economia local e estadual.
A abertura do evento, ocorrida no dia 6 de junho, contou com representantes do Governo de Minas, como Lucas Pitta, diretor da CODEMGE, o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, que foi o patrono do evento, além de cinco prefeitos da região, deputados federais e estaduais.
No estande da SDE Minas aconteceu a ação do ‘Trem Bão de Recordação’, que sorteou uma mala recheada de brindes dos expositores da FestMalhas a um visitante. Foram mais de 800 cadastros para o sorteio e a ganhadora foi a Núbia, que recebeu a mala, em mãos, em sua casa.
De acordo com o presidente da ACIJA, Euclides Nascimento, a presença do estado, por meio da SDE Minas, atribuiu ainda mais relevância à feira de negócios de Jacutinga. “Foi uma alegria ver o ‘Trem do Desenvolvimento’ passar por Jacutinga e pela FestMalhas. Entre 853 municípios mineiros, nossa cidade tem a felicidade de ser uma das 23 paradas escolhidas pela SDE Minas. Este encontro dos representantes do projeto com os associados da ACIJA motiva toda a cadeia produtiva local. Jacutinga contribui para a locomotiva seguir caminho com seu combustível, que são a moda, talento e a hospitalidade”.
A SDE Minas promoveu uma reunião com empreendedores e apoiadores da FestMalhas para explicar a história do projeto estadual, qual seu objetivo, e abrir as portas do estado para o território. “Em Jacutinga, reunimos autoridades estaduais e municipais, terceiro setor, a indústria e comercialização da malha para somar esforços em prol da cidade, da região e do estado. Nossa principal função em cada território, utilizando os eventos de negócios, é verificar o que as associações comerciais e CDLs têm feito pelo empresariado local. Com base no que ouvimos, apresentamos políticas públicas do estado para esses empresários e gestores, ao mesmo tempo em que observamos iniciativas exitosas locais que possam ser aplicadas em outros territórios. O objetivo do Governo de Minas é sempre promover o desenvolvimento socioeconômico”, assegura o diretor da CODEMGE, Lucas Pitta.
O “Trem do Desenvolvimento”
O conceito central da iniciativa estadual este ano inspirou-se na história ferroviária mineira, criando o “Trem do Desenvolvimento”: uma locomotiva que representa a força motriz do projeto, levando em seus vagões o progresso para todo o estado.
O projeto SDE Minas se firmou como estratégia inovadora para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável em todo o estado, ofertando oportunidades de negócios, acesso à tecnologia e inovação, capacitação profissional e integração regional, além da aproximação do poder público junto aos territórios, facilitando o acesso destes às políticas públicas.
A iniciativa também reduz desigualdades, por meio da descentralização de oportunidades, impulsiona a competitividade, gera emprego, renda e mais possibilidades em todas as regiões mineiras. A diversificação econômica é um dos efeitos em regiões dependentes de uma só atividade, com o fortalecimento daquelas que se baseiam em vários meios produtivos.
Fonte : Nathália Souza Silva | NS Comunicação