Feira Fimec 2025 : negócios reforçam posição do Brasil como um dos principais polos calçadistas do mundo

Fimec em Novo Hamburgo - feira do setor coureiro calçadista - feirascomerciais.com

Feira Fimec 2025 : negócios reforçam posição do Brasil como um dos principais polos calçadistas do mundo

. Sortimento Feiras Comerciais . Feira Fimec 2025 em Novo Hamburgo . Negócios na feira do setor coureiro-calçadista que teve mais de mais de 23 mil visitantes de 36 países, projeta crescimento em 2025

A Fimec 2025 (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) se consolidou mais uma vez como o principal ponto de encontro do setor coureiro-calçadista.

Realizada de 18 a 20 de março, a feira termina com um público superior a 23 mil pessoas em busca de inovação, tecnologia e novas tendências. Considerada a maior da América Latina e uma das mais relevantes do mundo, ela reuniu visitantes de 36 países e de diversos estados brasileiros, que puderam acompanhar, na prática, as novidades que prometem transformar o futuro da indústria.

Para o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, a Fimec 2025 reforçou a força do setor e seu potencial de crescimento. “Tivemos uma Fimec brilhante, com um público qualificado e presença expressiva de profissionais e empresas do Brasil e do exterior. Isso é reflexo do trabalho que realizamos, com foco na atração de visitantes internacionais”, destacou.

Além do alto número de participantes, mais uma vez a adesão de expositores foi expressiva, impulsionada pelas oportunidades de negócios proporcionadas pela feira. “Grandes empresas participam como um posicionamento institucional para reforço de marca. Mas o que percebemos é que os pequenos e médios expositores encontram aqui uma chance de conquistar novos clientes, o que é essencial para o mercado”, acrescentou Jung.

Com a movimentação intensa ao longo dos três dias, a Fimec 2025 reafirmou sua relevância para a indústria coureiro-calçadista, fortalecendo o Brasil como um dos principais polos do setor e projetando negócios promissores para os próximos meses. Ao todo, 400 expositores participaram do evento, que teve o maior volume de área comercializada desde 2017, totalizando 10.600 m².

Fábrica Conceito completou 15ª edição com sucesso

A tradicional Fábrica Conceito foi a edição mais completa da história do projeto. Com cinco linhas de produção, pela primeira vez, a ação teve o desenvolvimento de calçados infantis, além de calçados femininos, calçados esportivos, calçados de segurança e bolsas. Além de demonstrar a produção de calçados e bolsas em tempo real, dentro dos pavilhões da feira, a atração apresentou as mais recentes inovações tecnológicas e práticas sustentáveis do mercado. Em uma área de 1.600m², durante os três dias de Fimec, foram produzidos 2.750 pares de sapatos e 120 bolsas.

O projeto foi realizado pela Coelho Assessoria Empresarial e pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a Fenac. “Foram 80 empresas em conjunto que viabilizaram esse projeto, que é complexo por natureza, mas acontece todos os anos. É um grande atrativo da feira, que atrai os olhares dos visitantes”, destacou Valdir Soldi, presidente executivo do IBTeC. Para Luis Coelho, presidente da Coelho Assessoria Empresarial, a Fábrica Conceito se apresenta como a principal atração da feira. “Neste espaço estiveram presentes grandes indústrias do Rio Grande do Sul. Recebemos visitantes de muitos estados e países, principalmente da América Latina”, avaliou. “A Fimec é o ponto de encontro do setor coureiro-calçadista e, por isso, temos que valorizá-la. É um impulso para o desenvolvimento do setor”, afirmou Coelho.

Feira debateu temáticas pertinentes do setor

Além de trazer novidades aos visitantes, a Fimec foi o momento para importantes debates entre os profissionais do cluster. Um deles foi o Fórum CICB de Sustentabilidade, que ocorreu junto à programação da feira no segundo dia de evento (19). Nesta edição, o Fórum debateu a “Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)” a partir de nomes relevantes do mercado. Tendência no Brasil, a ferramenta mede os impactos ambientais de um produto ou processo, desde a obtenção de matérias-primas até sua ressignificação. O evento foi realizado pelo projeto Brazilian Leather, em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Já no último dia de feira (20), o setor se reuniu para um painel sobre oportunidades comerciais entre Mercosul e União Europeia, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha e pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI). Com foco no Acordo de Parceria entre Mercosul e União Europeia, o encontro reuniu especialistas e representantes do setor empresarial para debater como companhias brasileiras podem se beneficiar da abertura de mercados, com destaque para o acesso facilitado a exportações, linhas de financiamento internacionais e a ampliação da presença no mercado europeu.

Data FIMEC 2026

A Fimec 2026 (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está confirmada para acontecer de 03 a 05 de março, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.